segunda-feira, 31 de março de 2014

GOVERNADOR PARTICIPA DO DIA ESPECIAL SOBRE CAFÉ EM ALVORADA DO OESTE

 Mais de 400 produtores participaram do dia especial da cafeicultura realizado pela Emater-RO no distrito de Terra Boa, em Alvorada do Oeste.
O evento foi muito concorrido, estiveram presentes os prefeitos de Alvorada e São Miguel, 3 deputados da região e grande numero de vereadores, e para completar, as presenças do Governador Confúcio Moura e secretarios de agricultura Evandro Padovani e Luis Gomes da Emater-RO.
A lavoura apresentada no dia especial participa do programa estadual de revitalização da cafeicultura, e é assistida pelos técnicos do escritório da Emater-RO em Alvorada do Oeste.
No ano passado nos talhões separados pelos técnicos para observação e demonstração da tecnologia aplicada na lavoura, a produção foi de 110 sacas por hectare. Este ano no entanto “a produtividade esperada é de 130 sacas de café beneficiado por hectare”, disse Luciano Brandão, gerente local da Emater-RO.
Os agricultores que visitavam a lavoura comentavam, impressionados com a carga de frutos por planta, e diziam “Aqui tem pé que vai dá três latões”.
O programa de revitalização da cafeicultura, Idealizado pelo Governo de Rondônia, com apoio da assembléia legislativa do Estado, “agora está sendo conduzido pela Camara Setorial do Café, que tem como presidente o seu “Tuta do Café”, empresário do ramo de beneficiamento de café, em Cacoal,  disse Jose Tarcisio, coordenador técnico da Emater-RO.
O secretário executivo da Emater-RO, falou da produtividade dos cafezais do Estado e disse que produtividades  acima de 110 sacas, como a do seu Jose Cesconeto, não representam a média do Estado, porque ainda temos lavouras  velhas ou sem tratos, produzindo 10 a 12sc por hectare.
Com aplicação da tecnologia recomendada pela Emater-RO, cultivando pequenas áreas, algumas “famílias de Buritis, Cacoal, Ministro Andreazza e Theobroma já produzem mais de 100 sacas por hectare e estão ganhando um bom dinheiro”, disse Luis Gomes.
O secretario Padovani mais uma vez falou da questão do Calcário, e garantiu que este ano a nova usina de calcário do governo de Rondônia, vai funcionar para atender prioritariamente o agricultor familiar.
Os prefeitos e deputados da região falaram empolgados sobre o apoio dado por eles, ao programa da cafeicultura, e o governador encerrou a solenidade muito sereno, falando de sua alegria em estar dentro de uma lavoura tão bonita.
“Já faz tempo que eu não vejo uma lavoura de café carregada como esta”, disse o governador e acrescentou que deseja ver a cafeicultura forte dando emprego no campo e na industria, como quando era a principal lavoura do Estado, concluiu Confúcio.

Fonte: http://emater-ro.com.br/noticiaview.php?id=959.


































Agricultor Jose Cesconeto e esposa ao lado do Governador Confúcio Moura




quarta-feira, 12 de março de 2014

CONVITE: DIA ESPECIAL SOBRE CAFÉ EM ALVORADA DO OESTE

A EMATER DE ALVORADA ESTARÁ REALIZANDO UM DIA ESPECIAL SOBRE A CULTURA DO CAFÉ NO DIA 28 DE MARÇO DE 2014 NA PROPRIEDADE DO SR.º JOSÉ CESCONETTO NÃO DEIXE DE PARTICIPAR.




COMEMORAÇÃO DO DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES

Foi comemorado no dia 07 de Março o Dia Internacional das mulheres na comunidade Santa Cecilia localizado na linha 13, contando com a participação de mais de 30 mulheres, onde foi realizado duas palestras, sorteio de brindes e confraternização entre os participantes.








terça-feira, 11 de março de 2014

PISCICULTURA GERA RENDA EM ALVORADA DO OESTE

O trabalho realizado pelo escritório local da EMATER-RO em Alvorada do Oeste através do PDS (Plano desenvolvimento Sustentável do Município) teve como prioridade em suas potencialidades a piscicultura.
No ano de 2012 o município tinha somente 3 há de lamina de água legalizados, e através de trabalhos feitos pela Emater-ro, atualmente o município conta com 44,3 há e 32 produtores com sua atividade legalizada. Segundo o gerente local da Emater Luciano Brandão “foram investidos nos últimos dois anos um montante entre custeio e investimento através do Pronaf mais alimentos mais de 1,5 milhões alem de 1.303 horas maquinas do programa Água Produtiva, isto resultou para o município um potencial para produzir mais de 310 toneladas de peixe/ano gerando uma renda estimada nos valores atuais em 1,2 milhões  de reais alem do emprego da Mão de obra familiar com o arraçoamento e despesca”.
Todos os procedimentos para a legalização, da atividade, dos agricultores familiares são feitos pela Emater-ro através da licença ambiental (CAR), assinatura da ART (anotação de responsabilidade Técnica), emissão da ADT (autorização de despesca e transporte), além do acompanhamento técnico de toda a produção.



quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

EMATER DE ALVORADA DO ESTE REALIZA ENCONTRO DE AVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS – P.A.A.

A Emater de Alvorada do Oeste realizou nesta quinta-feira dia 27/02/2014 um encontro com os agricultores e entidades envolvidas com o Programa de Aquisição de Alimentos – PAA, onde foram realizados através de palestras os resultados do programa e sobre as boas pratica no processamento de alimentos, contando com um publico de mais de 80 pessoas.

O PAA e um programa do Governo Federal administrado pelo Governo de Rondônia através da Seagri – Secretária de Estado da Agricultura Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária e executado pela Emater-RO, onde estão cadastrados 73 agricultores familiares, com um recurso aplicado para a compra dos alimentos no valor de R$ 354.205,61, onde os produtos serão destinados as entidades cadastradas.