O trabalho realizado pelo escritório local da EMATER-RO em Alvorada do Oeste através do PDS (Plano desenvolvimento Sustentável do Município) teve como prioridade em suas potencialidades a piscicultura.
No ano de 2012 o município tinha somente 3 há de lamina de água legalizados, e através de trabalhos feitos pela Emater-ro, atualmente o município conta com 44,3 há e 32 produtores com sua atividade legalizada. Segundo o gerente local da Emater Luciano Brandão “foram investidos nos últimos dois anos um montante entre custeio e investimento através do Pronaf mais alimentos mais de 1,5 milhões alem de 1.303 horas maquinas do programa Água Produtiva, isto resultou para o município um potencial para produzir mais de 310 toneladas de peixe/ano gerando uma renda estimada nos valores atuais em 1,2 milhões de reais alem do emprego da Mão de obra familiar com o arraçoamento e despesca”.
Todos os procedimentos para a legalização, da atividade, dos agricultores familiares são feitos pela Emater-ro através da licença ambiental (CAR), assinatura da ART (anotação de responsabilidade Técnica), emissão da ADT (autorização de despesca e transporte), além do acompanhamento técnico de toda a produção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário